Jannik Sinner estava empolgado por alcançar um de seus principais objetivos para a temporada de 2024, após se tornar o primeiro jogador a se qualificar para as Finais da ATP. O campeonato de fim de temporada continuará a ocorrer na nação natal de Sinner, a Itália, especificamente na vibrante cidade de Turim. Apenas oito dos principais atletas da ATP (tanto em simples quanto em duplas) participarão deste evento a cada temporada.
Em 2024, as Finais da ATP em Turim estão programadas para ocorrer de 10 a 17 de novembro na maior arena esportiva coberta da Itália, conhecida como Pala Alpitour (também chamada de Inalpi Arena devido ao patrocínio). Este é o quarto ano em que Turim sedia o principal torneio de fim de ano da ATP, e haverá um representante italiano, já que Sinner se qualificou para a competição pelo segundo ano consecutivo.
Durante as Finais da ATP de 2021, Sinner atuou como substituto de última hora para seu compatriota machucado Matteo Berrettini. Apesar de uma impressionante vitória de estreia contra Hubert Hurkacz, ele foi eliminado na fase de grupos após perder para Daniil Medvedev. No entanto, foi no ano seguinte que Sinner realmente deixou sua marca no palco principal. Ele teve uma campanha invicta na fase de grupos, que incluiu um triunfo notável sobre o então número 1 do mundo, Novak Djokovic, diante de uma entusiasmada torcida local.
Na semifinal, ele derrotou Medvedev e enfrentou Djokovic novamente na partida final. Desta vez, Djokovic se recuperou e aproveitou os nervos de Sinner para igualar o placar e conquistar um recorde de sétimo título das Finais da ATP. Alguns fãs especularam que o esforço de Sinner ao vencer uma partida sem importância contra Holger Rune, na verdade, ajudou o progresso de Djokovic no torneio.
Sinner mais tarde se vingou ao derrotar Djokovic em um crucial confronto da semifinal da Copa Davis entre Itália e Sérvia. Esta vitória contribuiu para o primeiro título de competição por equipes da Itália em quase cinquenta anos. Ao alcançar as quartas de final do Canadian Open em Montreal e derrotar Alejandro Tabilo, Sinner garantiu os pontos necessários para a qualificação para Turim. Ele aguarda ansiosamente a oportunidade de mostrar suas habilidades quando retornar à Itália ao final da temporada regular da ATP.
“I am very happy. It’s one of my main goals of the season. I am just looking forward to come back to Italy and hopefully show some good tennis.”
Infelizmente, a defesa do título de Sinner no Canadá encontrou um obstáculo, pois ele foi derrotado nas quartas de final por Andrey Rublev no sábado. O torneio teve que acelerar seu cronograma para compensar os jogos adiados devido à chuva na sexta-feira. Sinner parecia ter dificuldades com um problema na perna durante sua derrota para o russo. No entanto, ele ainda lidera a ATP Race, que considera os pontos ganhos na temporada atual.
No entanto, caso ele decida não participar do torneio de Cincinnati, há a possibilidade de que Carlos Alcaraz possa superá-lo e reivindicar a primeira posição. A diferença entre os dois jogadores é de menos de 600 pontos, e o jogador espanhol conseguiu reduzir significativamente a distância entre ele e o atual líder ao vencer títulos consecutivos de Grand Slam.
Photo from Jannik Sinner Instagram