Maverick Viñales escolheu deixar a Aprilia para a KTM Tech3 em 2025, mudando da estabilidade de uma equipe que ele se juntou há cerca de três anos para as incertezas de um novo projeto na MotoGP com uma moto diferente.
O espanhol disse ao site oficial do campeonato que a perspectiva de se tornar o único piloto na história a vencer com quatro fabricantes diferentes é tentadora: ‘Acho que posso ser o único na história a vencer com quatro [diferentes] motos. Obviamente, esse é um objetivo muito bom’.
Foi em 2015 que Viñales fez sua estreia na MotoGP com a Suzuki, onde venceu sua primeira corrida na classe principal no GP da Grã-Bretanha de 2016. Ele se mudou para a Yamaha em 2017 e venceu em sua estreia, enquanto seu tempo com a Aprilia o fez esperar cerca de dois anos e meio entre o GP de Aragão de 2021 e o GP das Américas de 2024 por uma vitória.
Apesar do objetivo ambicioso, o piloto reconhece que é um risco que está assumindo, e ele não tem medo: ‘O que fiz é uma aposta, mas eu acredito em mim mesmo, e meus instintos disseram que eu vou em frente, não tenho medo’.