Maverick Viñales deixará a Aprilia no final da temporada de MotoGP, mudando-se para a KTM Tech3. O piloto já provou ser capaz de vencer com a RS-GP, com vitórias na corrida Sprint no GP de Portugal e na corrida principal no GP das Américas.
Em uma entrevista ao site oficial do campeonato, o espanhol afirmou que considera seu objetivo alcançado: ‘Acho que com as vitórias fechei o ciclo, então meu objetivo na Aprilia está cumprido. Sinto-me totalmente livre para ir embora’.
A decisão de mudar de equipe também veio do sentimento de Viñales de que algo estava faltando para se destacar consistentemente: ‘Sempre sinto que há algo, que eu não consegui brilhar como brilhei em Austin e preciso encontrar isso. Essa é a minha motivação. Então, basicamente, minha mudança foi baseada nisso’.
E o #12 admitiu que nunca entendeu por que não conseguia estar regularmente no topo com a Aprilia, apesar das melhorias e de já ter conquistado uma vitória:
– Eu não consegui entender por que demorei tanto para fazer isso na Aprilia, porque em 2022 a moto estava muito boa, Aleix [Espargaró] fez uma grande temporada. Eu não consegui fazer isso e não sei por quê. Então, em 2023, incorporamos [José] Manuel [Cazeaux, chefe de equipe] na equipe e encontramos algumas coisas na configuração que estavam indo contra o meu estilo de pilotagem e eu estava sofrendo muito. Assim que mudamos isso, começamos a ter bons resultados, mas eu sempre me perguntava por que não consigo juntar tudo. Veio em Austin, mas ainda acho que posso fazer mais.