A Bentley Motors anunciou hoje o financiamento para uma grande iniciativa ambiental na costa da Califórnia, conduzida pela SeaTrees – um parceiro fundador da recém-formada Bentley Environmental Foundation. O projeto ajudará a restaurar e monitorar florestas de algas marinhas em três locais-chave e reintroduzirá Estrelas do Sol para salvar as florestas de algas marinhas em declínio da Califórnia.
O projeto foi revelado durante um jantar na praia para clientes da Bentley na Monterey Car Week, na Califórnia. O evento foi organizado pela Bentley Environmental Foundation, criada no ano passado como parte da estratégia Beyond100 da empresa, como um compromisso de longo prazo para apoiar questões de sustentabilidade global.
Mais de 90% das algas marinhas foram perdidas na Califórnia devido às mudanças climáticas, uma tendência exacerbada pelo desaparecimento das estrelas do sol e pela proliferação de ouriços-do-mar roxos. Um elemento inovador do projeto será cultivar Estrelas do Sol em condições laboratoriais. Os invertebrados são predadores naturais dos ouriços e, uma vez liberados no mar, ajudarão a regular sua população e manter o equilíbrio da teia alimentar trófica.
As algas marinhas são críticas para a mudança climática, pois absorvem dióxido de carbono tanto da atmosfera quanto do oceano, e são um habitat natural para centenas de criaturas marinhas. As grandes algas marrons também ajudam a proteger as comunidades costeiras e oferecem valor cultural e recreativo.
O projeto da Fundação apoiará a SeaTrees em colaboração com a Reef Check California e o Laboratório de Estrelas do Sol. Seus projetos de ecossistemas marinhos criam as condições adequadas para o crescimento das algas marinhas e apoiam a pesquisa sobre a recuperação das florestas de algas. A SeaTrees também promoverá o trabalho de ambos os organismos para um público mais amplo, incentivando outros em iniciativas semelhantes.
O projeto da Califórnia é apenas o mais recente passo na jornada de sustentabilidade da Bentley em direção a um futuro neutro em carbono. A Bentley Environmental Foundation já é parceira da organização sem fins lucrativos californiana Sustainable Surf, que é a organização por trás do SeaTrees, para ajudar a regenerar a saúde do nosso planeta oceânico. Um projeto no Quênia envolveu o plantio de um milhão de manguezais, com projetos de regeneração de gramíneas marinhas e algas em Portugal e na Espanha também.
Wayne Bruce, Diretor de Comunicações e DEI, responsável pela Bentley Environmental Foundation, disse:
“Na Bentley, estamos comprometidos em impulsionar iniciativas e soluções ambientais inovadoras. Ao nos associar ao SeaTrees e a outras organizações pioneiras, estamos dando vida ao nosso compromisso de longo prazo de preservar e regenerar nosso planeta para as futuras gerações. O apoio da Fundação ao projeto de restauração de algas na Califórnia enfatiza esse compromisso e continuará a ajudar a transformar e conservar os ecossistemas de carbono azul, que são vitais para o mundo. Esta iniciativa é um testemunho da nossa estratégia Beyond100 e do nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade global, com a Fundação como um pilar chave para catalisar mudanças ambientais positivas.”
Michael Stewart, cofundador e diretor do SeaTrees, acrescentou:
“A parceria com a Bentley Environmental Foundation é um divisor de águas para nossos esforços de restauração de algas marinhas na Califórnia. O financiamento e o apoio da Bentley nos permitem enfrentar a crise urgente que afeta nossas florestas de algas com uma abordagem multifacetada. O apoio deles não apenas ajuda na recuperação de habitats marinhos cruciais, mas também destaca a importância de colaborações inovadoras para enfrentar a mudança climática e proteger nossos oceanos para as futuras gerações.”