Por muitos anos, a temporada da MotoGP terminou com o GP de Valência. No entanto, isso pode mudar no futuro, dadas as preocupações com o mau tempo, que é mais provável no meio e no final de novembro.
O Circuito Ricardo Tormo estreou no calendário em 1999 e tem sido consistentemente uma das últimas etapas do ano. No entanto, ele só se tornou o final oficial da temporada em 2022, o que desde então se tornou uma tradição—quebrada apenas em 2020 devido à pandemia e novamente este ano devido aos efeitos da tempestade Dana na região de Valência. Em ambos os casos, o cronograma original previa que o circuito hospedasse o final da temporada.
O jornalista Diego Lacave mencionou no podcast de Nico Abad que há discussões em andamento sobre mudar a posição de Valência no calendário, permitindo que a temporada termine na Ásia:
– Há anos, discussões têm ocorrido dentro das instituições da Comissão do Grande Prêmio – nomeadamente, a IRTA e as equipes – dizendo: «Olha, este último evento em Valência está chegando muito tarde em novembro, e meteorologicamente é um risco». Então, o que aconteceu é um antes e um depois, e provavelmente nos próximos anos – uma vez que o contrato atual termine e não seja renovado – o campeonato pode mover Cheste para um lugar diferente no calendário, porque Cheste é essencial. Mas a final do Campeonato Mundial poderia estar na Ásia.
Com o calendário crescendo, o GP de Valência foi gradualmente empurrado para mais tarde no ano (por muitos anos, normalmente acontecia de final de outubro a início de novembro). A primeira vez que a temporada terminou fora da Europa foi em 1961 com o GP da Argentina, enquanto o Japão sediou a primeira final de temporada asiática em 1963. Desde 2001, com o GP do Rio de Janeiro no Brasil, a temporada não terminou fora da Europa.