O GP da Áustria marcou a segunda entrada de wildcard de Pol Espargaró na temporada de MotoGP de 2024. Como piloto de testes da Red Bull KTM, isso lhe permitiu ganhar mais experiência em um ambiente competitivo com a RC16.
Quando questionado se dois wildcards são suficientes para complementar suas funções regulares de teste, o espanhol respondeu: ‘Você sempre quer mais, com certeza quero pilotar claramente mais, porque quanto mais você pilota, mais experiência você ganha. Todo ano tudo é diferente, os pilotos pilotam de maneira diferente, eles se tornam mais agressivos ou menos agressivos, então você precisa entender como os pilotos são’.
Espargaró deu um exemplo de sua corrida na Áustria: ‘Se eu soubesse, por exemplo, que Álex Márquez nesta corrida estava muito rápido no início, mas depois caiu de desempenho, se eu soubesse disso como piloto, eu seria mais paciente no começo e então atacaria ele com mais agressividade no final. Mas como eu não sabia como enfrentar isso, eu estava super estressado no início, mas depois o alcancei muito rápido e com muita facilidade. E então eu não consegui ultrapassá-lo porque não sabia como gerenciar aquela situação, porque nos dias de teste eu não preciso ultrapassar ninguém. Então, com certeza, quanto mais corridas você faz, mais você se acostuma a todas as diferentes situações que nos testes você não consegue’.
Para o #44, há também uma mistura de emoções entre a pressão inerente de um GP, que ele não deseja necessariamente, e a necessidade de andar mais em um ambiente competitivo: ‘Existem esses dois lados da moeda: você odeia tanto, mas precisa disso. Esses são sentimentos dos quais você não pode viver sem. Mas no final do dia, dois [wildcards] não é muito, é muito pouco. Ok, você enfrenta alguns problemas, mas como você melhora e como pode se sentir depois de fazer seu trabalho, é muito bom’.