No último domingo, Francesco Bagnaia conquistou sua décima vitória em Grandes Prêmios na temporada de MotoGP de 2024 – juntando-se a um seleto grupo de seis pilotos na história que venceram pelo menos dez corridas em um único ano.
O último a alcançar esse feito antes do italiano foi Marc Márquez, em 2014 e 2019. A lista também inclui Giacomo Agostini, Mick Doohan, Valentino Rossi e Casey Stoner.
Todos eles foram campeões quando venceram dez corridas em um ano, algo que Bagnaia pode não conseguir este ano: com uma corrida restante, ele está 24 pontos atrás do líder, Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati).
Naturalmente, essas são eras diferentes. Quando, por exemplo, Agostini ou Doohan competiam, vencer dez corridas praticamente significava monopolizar as vitórias, considerando que os calendários tinham cerca de 15 corridas.
E agora há corridas Sprint, que este ano desequilibraram a balança a favor de Martín. No entanto, também é verdade que o espanhol se manteve consistente nas corridas principais, perdendo o pódio apenas quatro vezes.