Soluções de mobilidade sustentável podem assumir várias formas e não necessariamente precisam depender exclusivamente de motores elétricos. A Bajaj Auto está demonstrando isso ao optar pelo etanol após lançar recentemente a primeira motocicleta do mundo movida a gás natural comprimido (GNC).
De acordo com o site BikeWale, espera-se que o fabricante indiano revele esta nova motocicleta a etanol em setembro, com o modelo de produção previsto para ser lançado na Índia ainda este ano.
É possível que esta não seja uma motocicleta totalmente nova, mas sim uma variante de um modelo existente, sendo a Pulsar um candidato ideal. Essa abordagem permitiria à Bajaj economizar nos custos de desenvolvimento enquanto aproveita uma marca já forte no mercado.
Ainda existem poucas motocicletas movidas inteiramente por combustíveis à base de etanol, apesar de seus custos operacionais mais baixos. No entanto, há desvantagens, como o aumento do desgaste em componentes causado pelo etanol, o que representa um desafio no desenvolvimento de motores.