Depois de levar a Honda para a segunda fase de qualificação pela primeira vez nesta temporada de MotoGP, Johann Zarco terminou em 14º lugar no GP de Aragão – até mesmo atrás de seu companheiro de equipe da LCR Honda, Takaaki Nakagami.
O francês lamenta não ter conseguido aproveitar a posição entre os dez primeiros na qualificação, mas admitiu que cometeu alguns erros e foi muito cauteloso: ‘Estou muito decepcionado por não ter conseguido aproveitar a décima posição no grid. Teria sido ótimo ficar com o grupo e conseguir essa consistência, mas desde o início da corrida fomos muito cautelosos com a potência porque a pista estava escorregadia – mas cautelosos demais. E eu não consegui brigar com os outros. Também tentei compensar freando um pouco mais tarde, mas cometi muitos erros e fui perdendo posições. Mas então a boa sensação nunca realmente veio. Tentei fazer o meu melhor, mas não tive uma vantagem real, e novamente, cometi alguns erros, a pista estava complicada’.
Questionado sobre as limitações criadas pela potência reduzida, Zarco explicou: ‘Só para sair da curva. Antes da reta, eu estava perdendo muitos metros. Na curva 15 e na curva 10. E assim que você está um pouco limitado na frenagem, você tenta inclinar a moto, mas às vezes você acaba saindo um pouco da linha, e se você sair da linha, quase cai e sai da pista’.
Zarco também disse: ‘A sensação não estava ruim, mas tentei usá-la da melhor forma possível. Mas acho que estávamos desequilibrados em algum lugar, porque mesmo tentando usá-la, eu não estava tendo a vantagem que deveria ter’.