A Toyota decidiu atualizar o Proace e o Proace City, modelos pioneiros na introdução de motorização 100% elétrica na gama de veículos comerciais leves da marca japonesa.
Agora existem opções 100% elétricas ou híbridas para todos os modelos da gama comercial leve, e as versões atualizadas para 2024 beneficiam de um novo estilo e recursos de equipamentos que melhoram suas capacidades de transporte de carga, com níveis mais elevados de conveniência, conforto, segurança e versatilidade.
Esteticamente, há uma forte presença visual com um estilo frontal que apresenta linhas simples e poderosas. A ausência de uma grade superior entre os faróis cria um visual distinto e sofisticado, enquanto na versão mais compacta Proace City, o capô inferior e horizontal é complementado por uma grade inferior que adota uma forma trapezoidal – uma pista de design compartilhada com outros modelos atuais da gama Toyota.
O estilo geral transmite robustez, amplificada pelos novos faróis – agora disponíveis com tecnologia LED – e pelas opções de rodas de liga leve nas versões Verso.
Por dentro, a cabine também apresenta um novo visual, com um acabamento robusto e confortável que é mais tecnológico. Isso é auxiliado por uma nova tela multimídia colorida de 10”, disponível nas versões mais equipadas de todos os modelos, exceto para a Proace Van, que mantém uma tela monocromática de 5”. O rádio DAB e o Bluetooth são padrão em todas as versões, e as versões mais equipadas introduzem um novo painel de instrumentos digital colorido de 10”.
Portas USB-C para dados e carregamento estão disponíveis em todas as versões, juntamente com integração sem fio para smartphones via Mirror Link. As versões Proace Verso também oferecem um sistema de navegação integrado.
Em termos de segurança e sistemas de assistência ao condutor, a linha Proace renovada vem com um conjunto de novos recursos, pois funções que antes eram opcionais agora são na sua maioria padrão, incluindo sistemas de pré-colisão, assistência de manutenção de faixa, faróis altos automáticos e reconhecimento de sinais de trânsito.
Outras atualizações incluem a disponibilização de airbags laterais frontais; um para-choque dianteiro redesenhado para melhor proteção de pedestres; uma coluna de direção colapsável; e componentes estruturais reforçados.
Em termos de espaço, a furgão média Proace e a versão de passageiros Proace Verso demonstram que continuam a ser uma referência no segmento através de uma ampla gama de dimensões de veículo. Isso inclui opções para comprimentos de carroceria média e longa (4983 mm e 5333 mm, respectivamente) e uma versão de Serviço que, além de uma generosa capacidade de carga com uma divisória, adiciona uma segunda fileira de assentos extras.
A Toyota Proace continua a mostrar uma capacidade de carga em altura. O volume da área de carga atinge um máximo de 6,6 m3 (versão longa com sistema Smart Cargo) e a carga útil é de 1200 kg. Quando equipamentos ou mercadorias adicionais precisam ser transportados, os usuários podem aproveitar uma capacidade de reboque de até 2500 kg (modelo 2.0L 140hp). O Verso pode acomodar confortavelmente até nove passageiros, com níveis de equipamento que adaptam o veículo para uso focado no trabalho, estilo de vida familiar ou transporte executivo.
Em termos de motorização, a Toyota melhorou a versão 100% elétrica ao introduzir um novo motor elétrico com 136 hp, bem como um novo conector para a bateria de íon de lítio. Como resultado, os veículos equipados com a bateria de 75 kWh podem percorrer até 20 km a mais, elevando a autonomia para 349 km (ciclo combinado WLTP), com uma bateria de 50 kWh também disponível como opção. A marca japonesa também revelou que a bateria pode ser carregada em 45 minutos usando uma fonte de carregamento rápido DC.
Além do trem de força elétrico, o Proace também conta com o comprovado motor diesel de quatro cilindros e 2.0 litros, disponível em dois níveis de potência: 140 cv com transmissão manual de seis marchas e 180 cv com transmissão automática de oito marchas na versão Verso. Também há um motor de 1.5 litros com 120 cv, exclusivamente para o Proace Van.
Enquanto isso, as versões City e City Verso se beneficiam das mesmas atualizações técnicas aplicadas aos modelos maiores do Proace (detalhes acima), juntamente com um novo motor elétrico que fornece ao veículo uma potência máxima de 136 cv. As atualizações permitiram um aumento na autonomia de 50 km, levando-a a 337 km (ciclo combinado WLTP) na versão City L1.
Em termos de carregamento, a Toyota revelou que utilizando um sistema de carregamento rápido DC de 100 kW, a bateria de 50 kWh pode ser recarregada até 80% em cerca de 30 minutos.
A marca japonesa também anunciou que o Proace City ainda está disponível com dois motores diesel de 1.5 litros: 102 cv, designado como 100, com transmissão manual de seis marchas e uma versão automática de oito marchas com 130 cv.
Enquanto isso, o City Verso adiciona a esses dois motores um motor a gasolina de 1,2 litros com transmissão manual, produzindo 110 cv. A Toyota não divulgou os preços para o Proace e Proace City atualizados, nem a data de chegada ao mercado nacional, deixando esses detalhes para uma data mais próxima do lançamento dos modelos renovados.