Jorge Martín começou o MotoGP de San Marino em Misano da melhor maneira possível, liderando a primeira sessão de treinos livres desta manhã. Esta é uma sessão onde os tempos de volta não contam competitivamente.
Jack Miller (Red Bull KTM) foi o primeiro líder da sessão, mantendo uma vantagem de 0.056s sobre Martín (Prima Pramac/Ducati). No entanto, Maverick Viñales (Aprilia) logo assumiu a liderança nas segunda volta rápida, com Martín mantendo o segundo lugar e Francesco Bagnaia (Ducati) subindo para o terceiro.
Pol Espargaró (Red Bull KTM) ocupou brevemente a primeira posição, mas após dez minutos, Martín recuperou a liderança antes de ser ultrapassado pelo espanhol e por Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). Por volta dos 15 minutos, Marc Márquez (Gresini/Ducati) estabeleceu o tempo mais rápido, mas Martín melhorou rapidamente para retomar a primeira posição a menos de 20 minutos do final.
Martín e Marc Márquez trocaram as duas primeiras posições, com apenas 0.037s os separando. Pol Espargaró terminou em terceiro, Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati) subiu para quarto, e Quartararo ficou em quinto, consistentemente entre os pilotos mais rápidos.
Aleix Espargaró foi o melhor entre as Aprilias em sexto, enquanto o bicampeão mundial Bagnaia terminou em oitavo, 0.462s atrás de Martín.
Folha de tempos: