Marco Bezzecchi foi o piloto mais rápido na FP2, a primeira sessão da MotoGP do dia para o GP de San Marino. O italiano superou Pecco Bagnaia por pouco mais de três minutos para se tornar o piloto mais rápido.
À medida que os primeiros minutos da sessão passaram, os pilotos gradualmente começaram a entrar na pista: Francesco Bagnaia, Enea Bastianini, Maverick Viñales, Franco Morbidelli e Raúl Fernández foram as exceções.
Augusto Fernández foi o primeiro a liderar a tabela de tempos com uma volta de 1:33.852s, à frente de Aleix Espargaró e Brad Binder, que eram os concorrentes mais diretos.
Luca Marini, Pol Espargaró e momentos depois Binder todos melhoraram, com o sul-africano completando uma volta em 1:32.538s.
Dois minutos depois, Fabio Quartarararo seguiu, então Álex Márquez, com Jorge Martín sendo o primeiro a entrar no segundo 31, especificamente com uma volta em 1:31.684s. Morbidelli havia registrado o terceiro melhor tempo da sessão e logo depois o segundo… por pouco tempo! Marc Márquez superou o recorde de Martín e rebaixou os outros pilotos em uma posição.
Com 20 minutos restantes, Pol Espargaró – o wildcard de Misano – perdeu a frente de sua KTM RC16 na curva 1 e caiu – mas aparentemente não teve problemas sérios:
Bandeiras amarelas levantadas! Esse é @polespargaro ⚠️
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 7 de setembro de 2024
Mas ele já se levantou 👌#SanMarinoGP 🇸🇲 pic.twitter.com/IPl6Jqy11s
Mais discreto em termos de ataque aos tempos estava Pecco Bagnaia até que, com 16 minutos para o fim, o campeão subiu para a terceira posição na sessão, atrás de Martín e do líder Márquez, em uma fase em que muitos pilotos estavam na garagem da equipe.
De fato, um minuto e pouco depois, Bagnaia passou para a frente da sessão com um tempo de 1:31.332s, 0.258s atrás do tempo anterior de Márquez.
A sessão continuou gradualmente até que, após mais de 10 minutos com Bagnaia na frente do FP2, ele foi superado, e por outra Ducati: Marco Bezzecchi tirou 0.095s do tempo do #1 e se tornou o novo líder.
Sem surpresas, a sessão terminou pouco depois com Bezzecchi sendo o mais rápido, e os cinco primeiros foram completados com Bagnaia, Márquez, Martín, Bastianini e Morbidelli, nessa ordem.