Mais de quatro anos depois, Michael van der Mark voltou a vencer no Campeonato Mundial de Superbike. Neste sábado, o piloto da ROKiT BMW navegou em uma dramática primeira corrida em Magny-Cours, marcada por condições de chuva.
Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) teve o melhor início, assumindo a liderança na primeira curva à frente de Alex Lowes (Kawasaki), que havia largado da pole position. O piloto britânico recuperou a liderança na volta de abertura, enquanto van der Mark estava em terceiro lugar, e Bulega caiu antes que a volta fosse completada.
💥CRASH AT TURN 17 💥@nbulega and @jonathanrea are the ones involved 🤯#FrenchWorldSBK 🇫🇷 pic.twitter.com/LMSef0oNyA
— WorldSBK (@WorldSBK) 7 de setembro de 2024
A chuva começou na terceira volta, e Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) caiu após alcançar posições no pódio. Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) também se juntou à disputa. A chuva forçou os pilotos a irem aos boxes para trocar de pneus com 17 voltas restantes.
Após as trocas de pneus, Gerloff estava na liderança, mas caiu na curva sete.
Gerloff cai enquanto usava pneus INTERN e a pista está ficando mais molhada 💥💥#FrenchWorldSBK 🇫🇷 pic.twitter.com/vbDQt0xNSy
— WorldSBK (@WorldSBK) 7 de setembro de 2024
Com 14 voltas restantes, a batalha pela liderança era entre van der Mark e Lowes, com Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) em terceiro após ter começado da 17ª posição. Lowes recuperou a liderança com 13 voltas para o final, apenas para cair duas voltas depois enquanto estava na frente.
NÃO!!! ALEX LOWES CAI DA LIDERANÇA 🤯😯#FrenchWorldSBK 🇫🇷 pic.twitter.com/l7ZFaK9oZP
— WorldSBK (@WorldSBK) 7 de setembro de 2024
As condições estavam traiçoeiras, e qualquer erro não era perdoável. Nas últimas dez voltas, a luta pelo pódio envolveu van der Mark, Bautista e Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team/Ducati).
Com uma pista limpa e sem spray à frente, van der Mark conseguiu se isolar na frente, evitando qualquer ataque potencial. No final, o holandês venceu com uma vantagem de 8.288s sobre Bautista. Petrucci não teve o ritmo para acompanhar os dois primeiros, mas garantiu um sólido terceiro lugar, 24.285s atrás do vencedor.
Scott Redding (Bonovo Action BMW) e Andrea Iannone (Team GoEleven/Ducati) completaram o top cinco, à frente de Iker Lecuona (Team HRC)… que só terminou à frente de seu companheiro de equipe Xavi Vierge porque este foi penalizado em 6.495 segundos por uma infração durante a troca de pneus, caindo de sexto para sétimo.
Resultados: