Em 2027, novos motores de 850cc serão introduzidos na MotoGP, e até lá, espera-se que o desenvolvimento dos motores atuais seja congelado – uma decisão que está prestes a ser finalizada.
De acordo com o Motorsport.com, a medida será ratificada na próxima reunião da Comissão do Grande Prêmio, que deve ocorrer antes do GP da Emilia Romagna programado para 20 a 22 de setembro.
Especula-se que a Yamaha esteja em um estágio avançado de desenvolvimento de um motor V4 a ser introduzido sob as regulamentações atuais. Esse potencial congelamento não afetará o fabricante de Iwata, pelo menos por enquanto.
Fabricantes com o mais alto nível de concessões de desenvolvimento estarão isentos do congelamento. Razões de segurança também podem justificar exceções.
A regra visa conter os gastos dos fabricantes nos dois últimos anos da geração atual de motores, permitindo que eles se concentrem no desenvolvimento dos futuros motores de 850cc, que é custoso, assim como o desenvolvimento de novas motos para 2027 que perderão vários elementos e dispositivos aerodinâmicos.
Devido ao congelamento, espera-se que a homologação dos motores para 2025 ocorra mais tarde do que o habitual, potencialmente acontecendo logo antes da abertura da temporada programada para 28 de fevereiro a 2 de março na Tailândia.