Frequentemente negligenciado ou com menos tempo de antena do que outras modalidades do motociclismo, o Campeonato Mundial de MXGP está em suas etapas finais e faltam apenas duas etapas para o final da temporada. Mesmo que matematicamente três pilotos ainda estejam na disputa pelo título, apenas dois parecem realmente sonhar com o triunfo final: Tim Gajser e Jorge Prado, enquanto Jeffrey Herlings está na corrida, mas depende (e muito) do que a competição pode fazer.
Atualmente, o líder é Gajser (Honda), com 910 pontos acumulados até agora, enquanto o perseguidor mais direto é o atual campeão em título, Prado (GASGAS), com 14 pontos a menos (896 no total), e mais distante, mas ainda com possibilidades – matematicamente – de conquistar o título, está Herlings (KTM) com 857 pontos, quando ainda estão em disputa 100 pontos no total, 50 por rodada.
E neste fim de semana, o cenário em relação ao campeão pode começar a ter um capítulo mais importante: se Gajser e Prado levarem, dentro da normalidade, a disputa até a última rodada, o MXGP da China pode definitivamente deixar Herlings fora da luta pelo título, já que Gajser está 44 pontos à frente.
Assim, parece então mais provável que nos concentremos em quem está mais próximo e efetivamente na luta: Gajser lidera e até agora tem seis vitórias este ano (em corridas), enquanto Prado tem mais do que o dobro (!), 15 – e dez delas em grande estilo, com dobradinhas – mas é prova de que a regularidade é a ‘chave’ do sucesso.
A título de curiosidade, note que Herlings tem 12 vitórias em corridas e é quem está «mais afastado do título, entre os principais concorrentes.
E você, em quem apostaria para vencer o mundo do MXGP?