Valentino Rossi recordou a épica rivalidade que viveu na pista com Marc Márquez e como teve vários episódios, especialmente em 2015, com o ex-piloto explicando que tudo começou na Argentina e depois continuou em Assen, sabendo o italiano que era a intenção de algumas pessoas na Honda que ele não ganhasse o título.
No podcast Mig Babol e após explicar como ‘tudo começou’, Il Dottore recordou o seguinte episódio da rivalidade na Holanda: ‘Então veio Assen e passamos a corrida inteira fazendo: ‘você, eu, eu e você’, ou seja, ultrapassando e sendo ultrapassados. Ele era duro e não soltava, e chegamos à última curva. Era necessário entrar com força para nos afastarmos, mas na última curva ele me empurrou. Eu senti que ele vinha na minha direção e não tinha muitas opções, então eu fui em frente. Eu cortei a curva e ganhei. No parc fermé, ele veio até mim e disse ‘é fácil ganhar assim’. Mas o que você quer que eu faça? Explique-me o que eu deveria fazer se você vem na minha direção. ‘Você tem que ser objetivo,’ eu disse a ele’.
Após essa breve interação no parc fermé, o italiano voltou à conversa com Márquez e, supostamente, descobriu que algumas pessoas na Honda queriam impedi-lo de vencer: ‘Depois disso, fomos vê-lo. E eu perguntei a ele: ‘Na sua opinião, o que eu deveria fazer?’ [nessa situação]. Depois disso, ouvi que eles estavam circulando pelo paddock, especialmente [Emilio] Alzamora, dizendo: ‘Ok, não somos mais elegíveis para ganhar o Campeonato Mundial, mas ele [Rossi] também não ganha’. Os rumores correram entre os espanhóis e alguns dos meus amigos da Espanha vieram me avisar para ter cuidado e ficar alerta’.
Com a decisão sendo entre Jorge Lorenzo e Rossi, na luta pelo título, Rossi não teve problemas com Márquez tentando vencer as corridas, desde que ele não interferisse diretamente na disputa entre os candidatos ao título, como explicou:
– Estou simplesmente afirmando os fatos. Não é uma superstição minha. Marc estava determinado a ver os tempos e tudo que eu estava fazendo. Marc Márquez já estava fora da disputa pelo campeonato naquele ano, que era entre Lorenzo e eu. No entanto, ele estava em evidência e não se afastaria. Você deveria ter o respeito de não atrapalhar aqueles que estão lutando pelo campeonato. Tudo bem tentar vencer, mas não se envolva em algo assim.