Francesco Bagnaia venceu o GP da Malásia da MotoGP, estendendo a disputa pelo título até a última rodada da temporada. Para conseguir isso, ele prevaleceu em um intenso duelo com seu rival, Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati).
Em uma coletiva de imprensa, o piloto da Ducati afirmou: ‘Foi fantástico, porque lutamos muito, foi bastante agressivo, mas limpo porque nunca nos tocamos. E eu sabia que após três ou quatro voltas, se eu estivesse na frente e empurrando, conseguiria abrir essa diferença – não apenas pela velocidade, mas também pela temperatura dos pneus. Então, consegui definir meu ritmo, abrindo a diferença’.
Em um determinado momento, Bagnaia estava esperançoso de que outros pilotos alcançariam Martín, mas reconheceu a atual superioridade que ele e o espanhol possuem: ‘Depois disso, eu apenas esperava que Enea [Bastianini] e Marc [Márquez] estivessem fechando a diferença para Jorge. Mas sabemos que, neste momento, no campeonato, estamos fazendo a diferença e isso nos dá o potencial para abrir a diferença. E mesmo que ele tenha diminuído um pouco o ritmo, ainda terminou sete segundos à frente do terceiro. Então, é algo que precisamos melhorar para a próxima em Barcelona. Vamos tentar dar o vácuo a todos durante o fim de semana para ter alguém no meio, e eu tenho que vencer ambas as corridas’.
O que nunca passou pela mente do italiano foi diminuir deliberadamente a velocidade para que os pilotos que vinham atrás pudessem alcançar Martín: ‘Sou um cara limpo e um verdadeiro esportista, então não gosto desse tipo de coisa’.
Apesar de não ter conquistado mais pontos que Martín, Bagnaia está satisfeito com os resultados, agora visando uma vitória dupla na rodada final: ‘Estou feliz pelo dia de hoje, é uma pena pelo de ontem, porque eu toquei na mesma ondulação hoje e não caí. Então, às vezes as coisas dão errado. Mas estou feliz pelo que fizemos, estou feliz pelo final de semana, e vamos seguir para a próxima totalmente focados tentando vencer ambas as corridas’.