Francesco Bagnaia foi o mais rápido na sessão de treinos da MotoGP da Emília-Romanha. O campeão de 2022 e 2023 estabeleceu um novo recorde de volta para a classe principal em Misano.
Vários pilotos tiveram suas primeiras voltas rápidas canceladas devido a violações dos limites da pista, o que significa que apenas em suas segundas tentativas a tabela de tempos se tornou representativa. Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) liderou inicialmente à frente de Bagnaia (Ducati).
O espanhol manteve sua liderança, mas o italiano perdeu brevemente sua posição para Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM)… antes de voltar ao topo. Martín foi o primeiro a entrar no 1m30s, mas Bagnaia rapidamente melhorou esse tempo para retomar a liderança.
Com menos de 35 minutos restantes, Martín voltou ao primeiro lugar, 80 milésimos mais rápido que Bagnaia. Neste ponto, Acosta permanecia em terceiro, enquanto Marc Márquez (Gresini/Ducati) estava em quarto… antes de subir para segundo perto dos últimos dez minutos.
Logo depois, Bagnaia estabeleceu a volta mais rápida da sessão e um novo recorde de volta com um tempo de 1m30.286s, superando Martín por 0.198s. Marc Márquez terminou em terceiro, seguido por Enea Bastianini (Ducati) a 0.321s do líder. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) completou o top cinco, a seis décimos da liderança.
Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati), Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46/Ducati), Maverick Viñales (Aprilia), Acosta e Aleix Espargaró (Aprilia) também garantiram vagas na segunda fase da classificação. Jack Miller (Red Bull KTM) ficou de fora por apenas 0.050s, terminando em 11º.
O final da sessão foi marcado por várias quedas, causando bandeiras amarelas e eliminações de voltas. O incidente mais sério envolveu Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46/Ducati), que ficou um pouco abalado após a queda.
Folhas de tempos: