O Gran Premio Pramac dell’Emilia-Romagna está prestes a ter sua corrida de domingo, onde a Ducati busca fazer história conquistando sua 100ª vitória na categoria MotoGP, mas esse não é o único ponto de interesse para a corrida de amanhã. Fique com mais alguns dados, cortesia da MotoGP.
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
Posição de qualificação: Pole – Tissot Sprint: Vitória
Para sua 100ª participação na MotoGP, Bagnaia se qualificou na pole position pela terceira vez até agora neste ano, junto com Assen e San Marino, estabelecendo um novo recorde de volta em Misano. Esta é sua quarta pole em Misano na MotoGP.
Ele conquistou sua quarta vitória na Sprint de 2024 e agora buscará sua quarta dobradinha (vitórias na Sprint e GP) de 2024, além de sua oitava vitória no GP do ano, tornando-se assim sua melhor temporada na MotoGP em termos de vitórias. Ele será o primeiro piloto com oito (ou mais) vitórias em uma única temporada da MotoGP desde Marc Marquez em 2019 (12), e se juntará a Marquez, Casey Stoner, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo como os únicos pilotos a terem vencido oito ou mais corridas de Grande Prêmio em uma única temporada da MotoGP. Ele está em segundo lugar no Campeonato, quatro pontos atrás de Jorge Martin.
100 Vitórias?
Se a Ducati vencer, será a 100ª vitória da fábrica de Bolonha na classe principal, a 13ª em 2024, a sétima em Misano e a quarta consecutiva na pista. Esta será sua 11ª vitória na MotoGP consecutiva, igualando seu recorde pessoal do GP de San Marino de 2023 ao GP de Portugal de 2024, uma sequência interrompida por Maverick Viñales e Aprilia em COTA.
Ducati
A Ducati pode conquistar o título pela sexta vez na classe principal se terminar o Grande Prêmio com uma vantagem de 222 pontos ou mais.
Jorge Martin (Prima Pramac Racing)
Posição de qualificação: 2 – Tissot Sprint: 2 Martin se qualificou em segundo, marcando a nona vez até agora este ano que ele se classifica entre os três primeiros (e a primeira vez desde a Áustria). Ele terminou em P2 na Sprint, conquistando seu 12º pódio na Sprint de 2024. Depois de marcar um ponto na última corrida e perder 19 pontos para Bagnaia em sua aposta de bandeira a bandeira, ele pretende conquistar sua oitava vitória na MotoGP, e a terceira da temporada. Ele ainda lidera o Campeonato com uma vantagem de 4 pontos sobre Bagnaia.
Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
Posição de qualificação: 3 – Tissot Sprint: 3 Quarto no Campeonato, Bastianini se qualificou em terceiro para seu primeiro top três na qualificação desde Silverstone, quando também se qualificou em P3 a caminho de conquistar o dobro (vitórias na Sprint e no GP). Ele conquistou seu segundo pódio na Sprint do ano (após sua primeira vitória na Sprint em Silverstone), terminando em P3. A vitória no domingo seria sua sétima vitória na MotoGP, igualando Martin e Loris Capirossi em quarto lugar na lista dos pilotos da Ducati mais bem-sucedidos na classe. Também seria seu quinto pódio em cinco visitas à pista na MotoGP.
Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing)
Posição de qualificação: 4 – Tissot Sprint: 6 Via Q1, Binder se qualificou em quarto, igualando seu melhor resultado de qualificação até agora nesta temporada de Lusail, Jerez e Catalunya. Ele terminou em P6 na Sprint e agora pretende subir ao pódio pela segunda vez este ano, junto com o Qatar (P2), ou vencer pela primeira vez desde a Áustria em 2021.
O primeiro deles em Misano?
Os pilotos da Aprilia e KTM/GASGAS estarão visando dar a seus fabricantes a primeira vitória em Misano. Até agora, seu melhor resultado aqui é P3.
Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3)
Posição de qualificação: 5 – Tissot Sprint: 5 O novato Acosta se qualificou em P5, marcando seu quinto top seis em qualificação este ano. Ele terminou em P5 na Sprint e, com 20 anos e 120 dias no domingo, pretende se tornar o segundo vencedor mais jovem da classe principal, depois de Marc Marquez (20 anos e 63 dias em Austin em 2013).
Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team)
Posição de qualificação: 6 – Tissot Sprint: 8 Bezzecchi se qualificou em sexto, que é seu quinto top seis em qualificação até agora este ano. Ele terminou em P8 na Sprint e estará visando conquistar sua primeira vitória desde a Índia no ano passado e subir ao pódio pela segunda vez nesta temporada, junto com Jerez, onde foi P3.
Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP)
Posição de qualificação: 7 – Tissot Sprint: 4 Vencedor das últimas duas corridas de MotoGP e terceiro no Campeonato, Marquez se qualificou em sétimo após ter caído tanto no FP2 quanto no Q2. Ele terminou em P4 na Sprint e agora vai tentar conquistar três vitórias consecutivas pela primeira vez desde 2019, quando obteve cinco vitórias seguidas de San Marino até a Austrália. Seria sua sexta vitória em MotoGP em Misano, ampliando sua liderança como o piloto com mais vitórias nesta pista.
Maverick Viñales (Aprilia Racing)
Posição de qualificação: 8 – Tissot Sprint: 10 Viñales se qualificou em oitavo e terminou em P10 na Sprint, ambas as vezes como o melhor piloto da Aprilia. Ele busca conquistar sua 11ª vitória em GP de MotoGP e sua segunda com a Aprilia nesta temporada, além da de Austin.
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP)
Posição de qualificação: 9 – Tissot Sprint: 7 Após seu primeiro Q2 consecutivo da temporada, Quartararo se qualificou em nono, igualando sua segunda melhor qualificação até agora nesta temporada, vinda de Portugal, após a França, onde se qualificou em oitavo. Ele terminou em P7 na Sprint e agora vai tentar conquistar seu primeiro pódio desde a Indonésia no ano passado (P3). Ele também busca alcançar seu melhor resultado do ano até agora, se conseguir superar seu P7 obtido aqui na última vez e em Portugal.
Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing)
Posição de qualificação: 10 – Tissot Sprint: 9 Na primeira fila aqui na última vez, Morbidelli se qualificou em 10º, seu pior resultado de qualificação desde que ficou em 13º no início deste ano em Silverstone. Depois de conquistar seu primeiro pódio na Sprint aqui há duas semanas, ele marcou um ponto na Sprint, terminando em P9. Ele estará visando conquistar seu primeiro pódio na GP desde que terminou em P3 em Jerez em 2021.
Fonte: MotoGP