Enea Bastianini venceu o Grande Prêmio de Emilia-Romagna da MotoGP neste domingo, mas para garantir a vitória, ele fez uma ultrapassagem controversa em Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) na última volta.
O episódio aconteceu na curva 4 do circuito de Misano. O piloto da Ducati foi agressivo em sua manobra, forçando Martín a sair da pista para evitar o contato, com Bastianini indo um pouco além do meio-fio.
Na coletiva de imprensa pós-corrida, o #23 admitiu que era sua única chance de tentar uma vitória na volta final: ‘Provavelmente foi a única oportunidade para mim, porque no Setor 3, na saída da curva 10, ele era mais forte. Não sei por quê, mas no final da reta longa eu sempre estava com 0.2s/0.3s. Foi a única oportunidade de tentar vencer a corrida’.
Mais cedo na corrida, Bastianini havia tentado ultrapassar, mas sem sucesso, como ele explicou: ‘Tentei ultrapassá-lo com três ou quatro voltas restantes, mas provavelmente quando Jorge ouviu meu som, ele fechou a linha e freou um pouco na reta. Essa foi minha primeira chance de tentar ultrapassá-lo. As únicas duas chances foram naquela volta ou na última, porque durante aquela volta eu perdi um pouco de distância dele, e não estava realmente perto na volta anterior’.