A VW anunciou que encerrou a produção do Polo na Europa, após quatro décadas e 8,4 milhões de unidades produzidas.
O modelo pequeno da marca alemã, que era produzido em Pamplona, Espanha, agora será fabricado na unidade de produção da VW na África do Sul, enquanto a fábrica espanhola será preparada para construir dois novos modelos elétricos pequenos.
Vale ressaltar que, apesar da importância do Polo ao longo de 40 anos, as vendas na Europa diminuíram nos últimos anos; no entanto, nos primeiros oito meses do ano, o Polo vendeu 90.107 unidades, tornando-se um dos modelos mais vendidos em seu segmento na Europa, de acordo com dados da “Dataforce.”
Apesar do fim da produção do Polo em Pamplona, a fábrica espanhola continuará a produzir o T-Cross e o Taigo até que a transição para a produção dos dois novos modelos elétricos comece em 2026, um da marca VW e o outro da Skoda.
De acordo com “Automotive News Europe“, os dois novos modelos serão baseados na plataforma MEB e terão tração dianteira.
O modelo da VW será a versão de produção do ID2all SUV, enquanto o da Skoda será o Epiq, um novo modelo voltado para o segmento B-SUV que promete ser o modelo de baixo custo da marca tcheca.