Na última sexta-feira, o circuito DR-7 em Tarancón (Espanha) recebeu a primeira edição da Corrida de Resistência de Motocicletas Elétricas de 3 Horas, onde uma Zero SR/S de produção, inscrita pela equipe XR Motos, conquistou a vitória.
Os pilotos Pablo Esparza e Xabier Chivite demonstraram as capacidades da motocicleta esportiva elétrica americana ao vencer com uma vantagem de cinco voltas. A XMoto terminou em segundo lugar, com a Buzzmotos completando o pódio seis voltas atrás.
A corrida apresentou desafios, começando com uma pista molhada que secou gradualmente à medida que o sol aparecia. A XR Motos conseguiu completar as três horas com apenas uma carga de bateria (terminando com nove por cento de bateria restante), mostrando que tanto a autonomia quanto o desempenho podem ser equilibrados nas corridas de motocicletas elétricas.
Entre os 11 participantes estavam uma ampla variedade de modelos de produção, desde uma Vespa Primavera eletrificada até um Segway E300SE, junto com três modelos diferentes da Velca e três da Next, entre outros. As motos podiam competir com baterias fixas ou removíveis, mas as trocas de pilotos eram obrigatórias durante a corrida.
Zero SR/S
A Zero SR/S é equipada com um motor que entrega uma potência máxima de 113 cv e 190 Nm de torque, capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. Sua bateria de íon de lítio Z-Force tem uma capacidade nominal de 15,1 kWh e uma capacidade máxima de 17,3 kWh, proporcionando uma autonomia de 275 km em tráfego urbano ou 187 km em rodovias. O tempo de carga pode ser tão rápido quanto 1,6 horas com um carregador rápido ou 2,7 horas com um carregador convencional.
Na frente, possui uma suspensão Showa, enquanto a traseira conta com um pistão Showa e um amortecedor de reservatório externo Piggy Back. A roda dianteira está equipada com discos de freio duplos com pinças radiais de quatro pistões J. Juan, enquanto a traseira tem um disco único com uma pinça flutuante J. Juan. Ambas as rodas têm 17 polegadas e estão equipadas com pneus Pirelli Diablo Rosso III.