A região de Valência está sofrendo com as consequências da devastadora tempestade Dana, levando ao cancelamento do GP de MotoGP de Valência – que será substituído por outro evento em um local a ser anunciado.
Aleix Espargaró foi questionado se tem alguma preferência em relação ao local alternativo. O piloto da Aprilia respondeu: ‘Estou realmente triste. Sinto que pode não ser muito justo, porque o que aconteceu em Valência acontece em muitos lugares ao redor do mundo. E eu nunca me senti assim. Talvez eu esteja me sentindo assim porque sinto que é minha casa, e tenho alguns amigos lá. Eu me sinto realmente, realmente mal neste fim de semana’.
O espanhol então afirmou que não é uma situação justa para Valência, nem seria apropriado realizar o GP: ‘Acho que não é justo para Valência, porque mesmo que ajude de alguma forma arrecadando dinheiro ou o que for, nosso esporte é um show, é uma festa, e eu acho que não é um lugar para ir lá e festejar’.
Depois de já ter contribuído para uma iniciativa de arrecadação de fundos da Aspar, Espargaró está explorando opções de como os pilotos podem ajudar: ‘Não sei para onde iremos, mas como piloto tentarei conversar com os outros e ver como podemos ajudar Valência, como podemos arrecadar algum dinheiro. Conversei ontem com Carlos Ezpeleta, e também com Carmelo, para ver o que podemos fazer do lado dos pilotos’.