Esta corrida Sprint na Malásia teve um resultado completamente inesperado quando o bicampeão mundial Pecco Bagnaia caiu e pode muito bem ter dado adeus ao título, entregando-o a Jorge Martín, que venceu e deu um passo gigante em direção ao seu título!
Tudo estava pronto para o início da Sprint, com os pilotos recebendo sinais brancos anteriormente informando que poderiam trocar de motos – se assim desejassem – devido à leve chuva que caía no circuito.
Pecco Bagnaia conquistou a pole position, com Jorge Martín e Álex Márquez na primeira fila, na melhor posição para atacar as 10 voltas da corrida.
Martín teve um início forte e assumiu a liderança imediatamente, com Bagnaia em segundo e Marc Márquez já em terceiro, à frente de Enea Bastianini e Á. Márquez.
🚦 #THEREMATCH IS ON🚦
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) November 2, 2024
Side-by-side, the title contenders dive into T1! Martin leads!!! 🚀#MalaysianGP 🇲🇾 pic.twitter.com/UA89gEi40j
A primeira volta foi intensa, mas não houve grandes mudanças de posição para os pilotos na frente, e os três primeiros já começavam a se destacar, com Bestia 1s à frente.
Fabio Quartararo foi o sexto, Brad Binder o sétimo, Jack Miller o oitavo e Franco Morbidelli e Pedro Acosta completaram os dez primeiros, respectivamente.
Com duas voltas restantes, Martín tinha uma vantagem de três décimos sobre Bagnaia, mas o pior ainda estava por vir para o bicampeão defensor: na curva nove, Bagnaia caiu e foi eliminado da corrida! O italiano havia liderado todas as sessões e desta vez ele caiu. Poderia ter sido a queda que “acabou” com as chances de título de Bagnaia? Mais drama do que isso era impossível!
ISSO PODERIA SER! 🚨
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 2 de novembro de 2024
ESSE PODERIA SER O MOMENTO EM QUE @PECCOBAGNAIA PERDE O CAMPEONATO MUNDIAL DE #MotoGP DE 2024! 💥#MalaysianGP 🇲🇾 pic.twitter.com/LC8AmtSm2t
Martín agora tinha “apenas” que controlar a posição e chegar ao final da corrida, uma oportunidade única e valiosa para o espanhol dar um grande passo em direção ao título.
Marc Márquez agora era o segundo e Enea Bastianini o terceiro.
A corrida chegou à metade e Martín tinha uma vantagem de 0,870s sobre Márquez, Bastianini era o terceiro, Á. Márquez o quarto e Quartararo o quinto.
A Sprint continuou em um bom ritmo e sem grandes mudanças, e Bagnaia pôde apenas “rezar” por um milagre.
Johann Zarco também ficou fora da corrida, a três voltas do fim, com sua Honda fumegando.
Martín confirmou logo após a vitória, com Márquez em segundo e Bastianini terminando no pódio.
Assim ficou a classificação: