Que dia para Adrián Fernández em Sepang, com o piloto da Leopard Racing conquistando sua primeira pole position na Moto3 e, em seguida, estabelecendo um tempo de volta recorde. Ivan Ortolá, uma das figuras da categoria, ficou em segundo e David Alonso – já campeão – irá largar na primeira fila do grid.
Tudo está pronto para a frenética qualificação da Moto3, após Joel Kelso ter sido o mais rápido no Q1, à frente de David Almansa, Nicola Carraro e Ricardo Rossi, que assim garantiram o direito de lutar pela pole position.
Taiyo Furusato foi o primeiro a liderar a sessão com um tempo de 2:11.198s, à frente de Adrián Fernández e Ángel Piqueras, que eram os proprietários provisórios da primeira fila do grid. Ryusei Yamanaka foi quem ficou à frente, tirando 0.011s do tempo do #72.
Mesmo antes da parada, Ivan Ortolá era o líder com um tempo de volta de 2:09.895s.
No entanto, Piqueras caiu na curva 1 com um minuto e meio para o final, sem ferimentos graves. O espanhol se envolveu com Scott Ogden.
Com o relógio chegando a zero, era tudo ou nada e quem brilhou foi A. Fernández, que fez sua estreia em poles, com um tempo de 2:09.542s. Ortolá e Alonso irão largar da primeira fila.