A Williams Racing está supostamente negociando com a Sauber/Audi um possível acordo de empréstimo que poderia garantir ao jovem talento Franco Colapinto uma vaga na Fórmula 1 para a temporada de 2025. Colapinto, que foi convocado para substituir Logan Sargeant após sua performance decepcionante nesta temporada, tem se destacado nas nove corridas em que competiu, incluindo a conquista de seus primeiros pontos na F1 com um oitavo lugar em Baku.
Apesar de seu forte debut, Colapinto não garantirá um assento em tempo integral na Williams em 2024, já que a equipe já assinou com Carlos Sainz para fazer dupla com Alex Albon. No entanto, o jovem argentino pode permanecer no grid da F1 se um acordo com a Sauber/Audi for finalizado. O chefe da equipe Williams, James Vowles, revelou que as discussões estão em andamento para um empréstimo de duas temporadas, permitindo potencialmente que Colapinto competisse pela Sauber sob a bandeira da Audi.
“Então, Franco sempre fará parte da academia do nosso programa, independentemente de qualquer coisa,” explicou Vowles em uma sessão de perguntas e respostas com o Wall Street Journal. “O que ele será no próximo ano é se a Audi não o levar—e para ser transparente, estamos em conversas para ver se essa é uma rota para ele—onde ele poderia estar no grid com eles por dois anos.”
A situação permanece fluida, já que a Sauber deve renovar o contrato de Valtteri Bottas para 2025, deixando opções limitadas para Colapinto na equipe suíça. Caso o acordo de empréstimo não se concretize, a Williams tem planos para manter Colapinto pronto para a corrida, designando-o como o piloto reserva da equipe e fazendo com que ele participe de um programa intensivo de testes em seus carros de F1 mais antigos.
“Se ele ficar, nós rodamos com um carro de dois anos, que é praticamente a mesma especificação do que estamos usando agora,” acrescentou Vowles. “Ele estaria correndo com isso por milhares de quilômetros para se manter em forma, enquanto trabalha no desenvolvimento de carros futuros e contribui em nosso simulador. Ele também participaria de outras séries de corrida para manter sua competitividade.”
À medida que o mercado de pilotos da F1 permanece dinâmico, com mudanças frequentes acontecendo entre as equipes, Vowles insinuou que manter um talento como Colapinto preparado pode se revelar inestimável. “Eu aprendi que a situação dos pilotos da F1 nunca está realmente resolvida. É bom para nós, estamos contratados, mas eu acho que no próximo ano você vai ver mais movimentação.”
Se Colapinto continuar a se destacar, suas chances de conseguir uma vaga em tempo integral com uma equipe competitiva, seja com a Williams ou em outro lugar, parecem promissoras.