A longa corrida de ontem em Mandalika foi marcada logo no início pelas quedas de Jack Miller, Aleix Espargaró, Álex Márquez e Luca Marini, com a corrida considerando o momento – iniciado por Miller – como um incidente de corrida. O australiano não conseguiu explicar exatamente o que havia acontecido, mas garantiu que tentou de tudo para evitar maiores danos, acabando por ser o primeiro a cair, em um erro que assumiu.
Questionado pela imprensa sobre o que havia acontecido, Miller respondeu: ‘Caramba! Seu palpite sobre o acidente é tão bom quanto o meu! Tive uma boa largada e tudo estava indo bem até a curva 2. Estava lado a lado com Aleix [Espargaró] e tentando manter a velocidade, para o interior da curva 3 e quando chegamos à curva 3 [Maverick] Viñales estava lá, então puxei o freio da frente e foi quando tudo aconteceu’.
O australiano também se desculpou com seus oponentes: ‘Esse é o tipo de coisa que pode acontecer na primeira volta. Quero pedir desculpas aos caras, não era minha intenção, foi um incidente de corrida. Estava tentando gerenciar várias coisas ao mesmo tempo e cometi um erro’.
Vale ressaltar que Aleix Espargaró, um dos pilotos que caiu, “se desculpou” com Miller, entendendo a situação, mas chamou a atenção para a diferença no tratamento de incidentes entre o que acontece na MotoGP e na Moto2, relembrando Zonta VD Goordbergh e o momento que teve com Jaume Masiá: ‘Deram uma penalidade de Long Lap porque Masiá caiu. Vi um toque normal na curva 1, mas ele recebeu uma penalidade de dupla long lap e nós não’, e acrescentou:
– Eu não me importo. Não culpo o Jack. Isso pode acontecer. É a primeira volta. Ele está claramente assumindo um grande risco. Mas se você olhar do lado do helicóptero, ele estava completamente fora da linha. Mas de qualquer forma, é uma corrida e isso pode acontecer.