A KTM patenteou um novo sistema de bloqueio de transmissão manual para assistência de estacionamento. Embora tenha sido registrado em 2022, a data da patente é 6 de agosto deste ano.
A invenção, cujos documentos a Motorcycle Sports teve a oportunidade de revisar, consiste em um sistema de bloqueio de transmissão controlado eletronicamente. Um elemento de engate está conectado ao trinco, mantendo-o na livre movimentação ao interagir diretamente com o cilindro de troca de marchas.
Essencialmente, o freio de estacionamento está integrado ao mecanismo de transmissão, eliminando a necessidade de instalar um freio de estacionamento separado do sistema de frenagem.
No pedido de patente, a KTM afirma que ‘ao integrar o freio de estacionamento no mecanismo de troca de marchas da caixa de câmbio, pode-se garantir que não é possível esquecer de desengatar o freio de estacionamento ao iniciar o veículo’.
Por outro lado, se combinado com a eletrônica necessária, essa transmissão automática permite que o piloto a controle pressionando um botão, eliminando completamente a alavanca de embreagem. No entanto, o controle por pedal pode ser mantido, tornando possível sobrepor a transmissão automática.
Os desenhos da patente indicam que a caixa de câmbio pertence ao LC8, usado com motores V2. Portanto, esse conceito poderia ser empregado em motos como a aguardada 1390 Super Duke GT ou a 1390 Super Adventure.