Filip Salac foi o surpreendente líder da sessão de treinos livres da Moto2 no GP do Japão. A sessão de sexta-feira de manhã em Motegi teve uma pista escorregadia devido a algumas chuvas leves, o que resultou em várias quedas.
As condições também significaram que os tempos de volta estavam sendo constantemente superados, com múltiplos líderes ao longo dos 40 minutos. Foram necessários 26 minutos para que um piloto mantivesse a liderança de forma sólida.
Nesse ponto, Ai Ogura (Idemitsu Honda Team Asia/Kalex) estabeleceu tempos que o mantiveram no topo por quase dez minutos até ser ultrapassado por Marcos Ramírez (OnlyFans American Racing Team/Kalex).
O piloto japonês recuperou brevemente o melhor tempo, mas foi finalmente superado por Salac (Elf Marc VDS/Kalex) quando o piloto tcheco registrou a volta mais rápida de todas: 1m50.287s.
Ogura não melhorou até o final e terminou 0.014s atrás, seguido por Ramírez, 0.019s atrás. Arón Canet (Fantic Racing/Kalex) e Alonso López (Beta Tools SpeedUp/Boscoscuro) completaram o top cinco.
Alguns dos pilotos que caíram incluíram o segundo colocado no campeonato, Sergio García (MT Helmets-MSi/Boscoscuro), Fermín Aldeguer (Beta Tools SpeedUp/Boscoscuro) e Tony Arbolino (Elf Marc VDS/Kalex), sem consequências graves para sua condição física.
Folhas de tempos: