Iván Ortolá estabeleceu o ritmo na Primeira Prática Livre para o GP do Japão de Moto3, estabelecendo um novo recorde de volta. As condições da pista melhoraram significativamente durante a sessão, após a chuva que afetou Motegi naquela manhã.
No início, Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) rapidamente se destacou como um dos pilotos mais rápidos, mas foi Ángel Piqueras (Leopard Racing/Honda) quem manteve a liderança por mais de um quarto de hora, após cronometrar um tempo no marco de 14 minutos.
No entanto, o espanhol logo foi ultrapassado pelo companheiro de equipe Adrián Fernández, que então perdeu a primeira posição para Ryusei Yamahaka (MT Helmets-MSi/KTM). Pouco depois, David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar) assumiu a liderança.
A liderança do colombiano foi curta, já que Ortolá estabeleceu um novo recorde com um tempo de 1m55.550s. Piqueras melhorou seu tempo, terminando apenas 0.157s atrás de Ortolá, o que empurrou Alonso para o terceiro lugar.
Yamahaka e Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP), competindo em seu circuito local, completaram o top cinco. Enquanto isso, Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3), segundo na classificação do campeonato, terminou a sessão em 13º lugar, 0.943 segundos atrás do melhor tempo.
Folhas de tempos: