Jorge Martín registrou o segundo tempo mais rápido na Prática do GP da Malásia de MotoGP, terminando apenas 0,050s atrás de Francesco Bagnaia (Ducati).
Após a sessão de sexta-feira, o piloto da Prima Pramac comentou: ‘Estávamos empurrando. Foi um bom dia, um dia normal, sempre empurrando e sempre nós dois mantendo a diferença em relação aos outros, então é impressionante’.
Após um dia forte na pista, Martín se sente confiante e não vê necessidade de ajustar sua abordagem: ‘Eu gosto dessa pista, gosto da moto, está funcionando muito bem. Mesmo que à tarde estivesse um pouco quente no começo da Prática, eu sempre me senti competitivo, sempre no topo. Eu me sinto confiante com nosso trabalho como sempre. Eu só quero fazer as coisas normais, não quero mudar nada porque estamos lutando por um campeonato. Estou rápido trabalhando assim, então vou manter esse tipo de trabalho’.
O calor em Sepang não foi um problema significativo, segundo o líder do campeonato: ‘Acho que é o mesmo. É difícil, com certeza. A cada ano temos mais experiência, estou mais forte do que nunca, me sinto forte. Talvez nos últimos anos eu estivesse lutando um pouco mais com o calor. Agora está tudo bem, e quando você está na moto é muito melhor do que quando está na caixa. Então, enquanto estiver pilotando, não é realmente ruim’.
Por outro lado, Martín mencionou alguns problemas que encontrou: ‘Acho que estamos tendo um pouco de dificuldade com o freio do motor no momento. Temos muita aderência no pneu traseiro, então com a moto Ducati você precisa deslizar na entrada, se não, acaba empurrando um pouco a frente. É por isso que eu caí. Então, acho que você precisa ser realmente inteligente sobre como usar o freio do motor para ser competitivo – mais do que a configuração, é melhor trabalhar um pouco mais na eletrônica’.
O #89 acrescentou: ‘Cada queda que tive nesta temporada durante as corridas – Alemanha, Jerez e Mugello – foi a mesma coisa. Foi quando a traseira estava empurrando a frente. Então, estou realmente tentando ser muito preciso nisso. Hoje não conseguimos a tempo e eu caí durante o ataque de tempo. Mas eu prefiro cair agora do que na corrida’.