Os 18 pilotos que competirão pela pole position no GP do Japão de Moto3 foram definidos. Neste sábado em Motegi, o Q1 selecionou os últimos quatro pilotos que avançarão para o Q2, com David Muñoz se destacando.
Muñoz (BOE Motorsports/KTM) começou o Q1 em Motegi com o melhor tempo, seguido por Stefano Nepa (LevelUp-MTA/KTM), Taiyo Furusato (Honda Team Asia) e Riccardo Rossi (CIP Green Power/KTM) nos quatro primeiros lugares iniciais.
Os quatro pilotos mantiveram suas posições entre os quatro primeiros em suas segundas tentativas, mas com seis minutos restantes, a situação mudou, com Rossi caindo para sexto e Scott Ogden (FleetSafe Honda – MLav Racing) em quarto. Nepa estava liderando à frente de Muñoz.
Com dois minutos restantes, Rossi subiu para terceiro, deixando Ogden fora das posições de qualificação. Então, Joel Esteban (CFMOTO Gaviota Aspar) melhorou, subindo para quarto e empurrando Furusato para fora dos quatro primeiros.
No entanto, competindo em casa, o piloto japonês não desistiu e, com sua volta final, alcançou o terceiro lugar para garantir seu espaço no Q2. Rossi também conseguiu, terminando em quarto, 0.287s à frente de Esteban.
Quanto à liderança, ela pertenceu a Muñoz, que, com sua tentativa final, superou Nepa por 0.084s.
Resultados: