David Alonso terminou a prática da Moto3 na sexta-feira em Sepang na liderança. Isso não é necessariamente uma surpresa, dado o domínio do jovem espanhol ao longo de grande parte do ano, mas o ataque aos tempos só veio nos minutos finais, com o campeão mundial levando a sessão de forma tranquila, mas sem contratempos.
A prática da Moto3 começou com Adrián Fernández na liderança (2:11.684s) e, dez minutos após o início da sessão, o espanhol ainda estava na frente, com mais de meio segundo de vantagem sobre o segundo colocado, então Tatsuki Suzuki, com Taiyo Furusato em terceiro, Collin Veijer em quarto e Ángel Piqueras em quinto por enquanto.
Ryusei Yamana então registrou o segundo tempo mais rápido, mas ainda 0.457s atrás do líder. Alguns minutos depois, Eddie O’Shea caiu na curva 11, sem lesões.
Pouco depois, houve uma breve parada nos boxes para alguns dos pilotos, com quase 15 minutos restantes, que foi então acompanhada por praticamente todos os pilotos que ainda estavam na pista.
A reinicialização ocorreu com seis minutos ainda no cronômetro, cerca de um minuto depois Furusato subiu para a segunda posição, 0.038s à frente de Veijer, que era o terceiro por enquanto.
Com dois minutos restantes, o campeão mundial fez sua presença ser sentida, David Alonso, e registrou o tempo mais rápido até agora, 2:11.241s, uma vantagem de 0.216s sobre A. Fernández.
A sessão terminou pouco depois e os 14 pilotos que garantiram diretamente seu lugar no Q2 foram assim encontrados, com alguns nomes notáveis ficando de fora, como Ivan Ortolá e David Muñoz, por exemplo.