Manuel González conquistou sua primeira vitória na Moto2 ao sair vitorioso do GP do Japão. O espanhol estava entre seis pilotos que apostaram em pneus slick após a corrida ser interrompida devido à chuva, uma estratégia que incluiu o líder do campeonato, Ai Ogura, que deixa Motegi à beira de conquistar o título.
Jake Dixon (CFMOTO Inde Aspar/Kalex) teve um forte início a partir da pole position para manter a liderança, enquanto Ogura (MT Helmets-MSi/Boscoscuro) avançou para a frente. Alonso López (Beta Tools SpeedUp/Boscoscuro) foi o segundo, e Diogo Moreira (Italtrans Racing Team/Kalex) o terceiro.
Durante a primeira volta, uma forte chuva caiu em partes do circuito. Como as regras de bandeira a bandeira não se aplicam na Moto2 e os pilotos não podem trocar de moto, a corrida foi interrompida com bandeira vermelha e reiniciada com o grid original. A distância da corrida foi encurtada de 19 para 12 voltas.
RED FLAG 🚩
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 6, 2024
The #Moto2 race has been red-flagged due to weather conditions 🌧️
The race will be restarted with original grid positions #JapaneseGP 🇯🇵 pic.twitter.com/wAwr6QZrTG
Apesar da corrida ter sido declarada molhada, os pilotos podiam escolher entre pneus slick e pneus para pista molhada. Ogura foi um dos poucos a arriscar com os slicks – uma decisão que só valeria a pena se a chuva parasse e a pista secasse rapidamente.
E de fato, antes da relargada, a chuva cessou. Dixon fez mais uma forte largada da pole, assim como seu companheiro de equipe Guevara, que subiu para o segundo lugar, com Arón Canet (Fantic Racing/Kalex) em terceiro. Ogura caiu na classificação.
Os dois líderes abriram uma vantagem, enquanto Canet perdeu posições para López, Celestino Vietti (Red Bull KTM Ajo/Kalex) e Tony Arbolino (Elf Marc VDS/Kalex). López subiu para o segundo lugar na segunda volta, ultrapassando Guevara, que também perdeu terreno para Vietti.
Mais atrás, Ogura começou a fazer seus pneus slick funcionarem, subindo rapidamente para o top cinco após estar em 14º. Sua decisão de usar slicks parecia estar correta, e ao final da terceira volta, Ogura estava liderando. Sua vantagem de aderência era tão superior que seus rivais não conseguiam acompanhá-lo.
QUE VOLTA 🔥@AiOgura79 começou a volta em 8º e agora LIDERA 🤯#JapaneseGP 🇯🇵 pic.twitter.com/3AL9yyEtQV
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 6 de outubro de 2024
Mas Ogura não foi o único a usar pneus slick. González (QJMotor Gresini/Kalex) e Jeremy Alcoba (Yamaha VR46 Master Camp Team) também fizeram a mesma escolha de pneus e estavam avançando pelo pelotão, chegando à frente.
Com oito voltas restantes, Ogura havia construído uma vantagem de mais de quatro segundos, enquanto González subiu para segundo. Logo depois, Alcoba alcançou os lugares do pódio. Embora Ogura liderasse, González estava claramente mais rápido, se aproximando do piloto japonês.
Filip Salac (Elf Marc VDS/Kalex) e Zonta van den Goorbergh (RW-Idrofoglia Racing GP/Kalex) também estavam com pneus slick e entraram no top cinco. González alcançou Ogura, enquanto Salac, Alcoba e van den Goorbergh disputavam o terceiro lugar.
Na nona volta, González fez sua manobra e ultrapassou Ogura para assumir a liderança. O espanhol então se distanciou para vencer por 2.535s sobre Ogura, que ainda ganhou pontos valiosos sobre seus rivais pelo título, dando passos significativos em direção ao campeonato. Salac completou o pódio à frente de Alcoba, que estabeleceu um novo recorde de volta durante a corrida.
Here comes @18ManuGonzalez 🚨
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 6, 2024
He's lapping much much quicker than @AiOgura79 ⏱️#JapaneseGP 🇯🇵 pic.twitter.com/VDrwFpeytm
Van den Goorbergh terminou em quinto, enquanto Xavier Artigas (Klint Forward/Kalex) foi o sexto. Vietti, o melhor piloto com pneus molhados, acabou em sétimo, à frente de Moreira e López.
Sergio García (MT Helmets-MSi/Boscoscuro), segundo no campeonato, terminou apenas em 14º, enquanto Canet foi o 16º e Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team/Kalex) ficou em 27º. Após a corrida, Ogura deixou Motegi com uma vantagem de 60 pontos e pode garantir o título em duas semanas na Austrália.
Resultados: