A Yamaha não está mostrando sinais de desaceleração e, mesmo com a temporada se aproximando do fim, continua a demonstrar seu compromisso em reverter sua situação atual na MotoGP, que tem estado abaixo das expectativas. Neste fim de semana, há um novo desafio pela frente, com a equipe testando um novo motor, que Fabio Quartararo, com base no feedback de seu companheiro de equipe, sugere que parece ser uma melhoria, particularmente em termos de potência.
Quanto às suas expectativas para o GP, ele admite incerteza devido à falta de competitividade da moto, tornando cada “novo” GP um desafio imprevisível: ‘É difícil dizer o que você espera ao chegar a uma pista [atualmente]. Antes, sabíamos mais ou menos o que esperar: ‘Esta é boa’, ‘esta é mais ou menos’, ‘esta não é tão boa’, mas agora não temos ideia.’
No entanto, este será um fim de semana para testes, dado que a equipe está introduzindo um novo motor: ‘A questão é que temos coisas novas para experimentar neste fim de semana, um novo motor, e do meu lado, quero testar mais coisas diferentes com a eletrônica, porque há muito tempo quero testar algo diferente, também com meu estilo de pilotagem. Se eu tiver que testar algo, a moto também tem que me dar coisas diferentes, e faremos grandes mudanças na eletrônica e talvez isso seja bom ou ruim, não sei, mas não acho que estamos em uma posição para pensar em um resultado específico, mas sim para testar algo grande que pode nos ajudar.’
Quando perguntado se ele havia testado anteriormente este motor, Quartararo esclareceu que sim, mas apenas por algumas voltas, devido a um problema: ‘Eu testei [este motor] mas apenas por algumas voltas e tive um problema com a eletrônica, que não estava funcionando bem. Álex [Rins] testou e parece ser claramente melhor. Minhas sensações não foram ruins, então… Normalmente, ele terá mais potência, porque eu e Álex temos motores diferentes e o meu estava sem mais potência em baixa, era o que eu mais gostava e espero que este seja mais potente’.
Quando perguntado se a potência é a principal diferença deste motor em comparação ao dele, ou se há algo mais, o francês respondeu: ‘Honestamente, no que eu testei, não senti nada muito diferente porque tivemos um problema com a eletrônica, e muitas coisas para testar, e não me lembro bem, mas parece que nos dá mais potência, e você verá que também estamos trazendo um novo escapamento, que tiramos, colocamos, tiramos, colocamos, e é isso que usaremos neste fim de semana’.
‘Nova especificação? Eu não sei. Já usamos quatro ou cinco motores, muitos chassis, muitas coisas’ ele concluiu.