Na terça-feira passada, a região de Valência foi atingida pela Tempestade Dana, que causou destruição generalizada, deixando dezenas de fatalidades, além de pessoas desaparecidas e deslocadas.
Isso ocorre pouco mais de duas semanas e meia antes do GP de Valência de MotoGP, planejado como a final da temporada. As rotas de acesso ao Circuito Ricardo Tormo, onde o evento está programado para acontecer, também sofreram danos extensos. No entanto, esforços estão sendo feitos para manter o GP na programação.
De acordo com Motorsport.com, uma carta da associação das equipes, IRTA, enviada às equipes, afirma: ‘Todos nós estamos cientes da situação atual em Valência causada por chuvas fortes e inundações. Infelizmente, houve mais de 50 fatalidades na região, e muitas pessoas continuam desaparecidas. Nossos corações estão com as vítimas e seus entes queridos’.
Embora a carta reconheça que pode não ser apropriado discutir o GP de Valência em um momento em que o foco está em apoiar as pessoas afetadas, ela também observa: ‘Tanto as autoridades locais quanto a MotoGP permanecem comprometidas em realizar o evento na data programada e trabalharão incansavelmente para que isso aconteça’.