O Campeonato Mundial de Superbike termina no próximo fim de semana em Jerez, e Toprak Razgatlioglu está perto de garantir o título. Um terceiro lugar em uma das corridas principais é tudo o que o piloto precisa para se tornar campeão pela segunda vez.
O turco chega ao Circuito de Jerez Ángel Nieto com uma vantagem de 46 pontos sobre Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati). Isso significa que um pódio na primeira corrida garantirá o título para o piloto da ROKiT BMW já no sábado. Mas para que isso aconteça na primeira corrida, até mesmo um resultado fora do pódio poderia ser suficiente, desde que Razgatlioglu não perca mais de nove pontos para Bulega.
Se Razgatlioglu conseguir se tornar campeão, como tudo indica, este será um título histórico: desde a criação do WSBK em 1988, a BMW nunca ganhou um campeonato de pilotos, nem qualquer outro fabricante alemão. Até agora, apenas pilotos de fabricantes japoneses (Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha) e italianos (Aprilia e Ducati) conquistaram títulos.
Em 2012, Marco Melandri ficou a apenas 30 pontos de alcançar essa façanha e tentou novamente no ano seguinte. No entanto, a BMW decidiu posteriormente retirar seu investimento do campeonato, e mesmo após seu retorno oficial ao lado da Shaun Muir Racing em 2019, teve que esperar cinco anos para vencer corridas regularmente novamente.