A eletrônica é crucial para o desempenho de uma moto da MotoGP, e Remy Gardner acredita que na Yamaha YZR-M1, a eletrônica está lutando para acompanhar os aspectos mecânicos da moto.
O piloto, que foi um wildcard no GP do Japão, disse: ‘Eu não acho que a eletrônica funcione de uma maneira muito diferente, mesmo sendo um V4. Talvez elas precisassem trabalhar um pouco menos. Porque agora, a eletrônica só pode trabalhar tão rápido, e há coisas acontecendo ainda mais rápido do que isso mecanicamente, que ela simplesmente não consegue acompanhar no momento’.
Confiante nos esforços da Yamaha para fazer progressos na próxima temporada, Gardner explicou que se o comportamento da moto melhorasse, a eletrônica não seria tão exigida:
– Se a situação de aderência fosse um pouco melhor, a dirigibilidade um pouco melhor, a eletrônica não estaria tão no limite para controlar tudo e dar aquela sensação monótona que você não gosta no acelerador. Mas eles estão trabalhando duro, eu vi isso em primeira mão. Eu sei que eles vão se esforçar muito neste inverno, e tenho certeza de que você começará a ver algumas coisas no próximo ano.