Aleix Espargaró ficou de fora dos pontos no GP da Austrália de MotoGP, terminando em 16º. O piloto da Aprilia conseguiu se recuperar um pouco durante a corrida após ser rebaixado para o final do pelotão devido a uma colisão com Jack Miller (Red Bull KTM) na primeira volta.
O espanhol disse que esse contato afetou severamente sua corrida: ‘Foi um desastre. Foi um bom começo, ganhei seis ou sete posições, e então o Jack me atingiu na curva 10, quebrando minha asa direita. Então, minha moto ficou bastante desequilibrada, e depois disso terminei em último’.
Após o incidente, Espargaró tentou se recuperar e ocasionalmente mostrou um bom ritmo, mas lhe faltou consistência, como ele mencionou: ‘Comecei a fazer algumas ultrapassagens. Meu ritmo não estava ruim, em algumas voltas fiz 1m28s baixo, mas foi super inconsistente, com muitos, muitos erros. Quando você está em último em uma corrida de MotoGP, é muito difícil voltar – ainda mais se você não tem velocidade, porque eu era o último, mas ao mesmo tempo, não estava rápido’.
Na visão de Espargaró, sem o contato com Miller, um resultado melhor teria sido possível, mesmo que suas sensações fossem piores do que na corrida Sprint: ‘Eu me senti extremamente mal em comparação a ontem, mas o problema foi a inconsistência. Cometi muitos erros, tive zero aderência, e hoje foi realmente difícil controlar a moto. De qualquer forma, acho que se o Jack não tivesse me atingido, na posição em que estava e com o tempo de volta que fiz depois, eu conseguiria terminar entre os 10/12 primeiros. Mas uma vez que você está em último, é muito difícil’.