Frankie Carchedi explicou alguns dos segredos por trás da emocionante vitória de Marc Márquez em Phillip Island, especialmente após um início tenso na corrida, quando o ‘tear-off’ (plástico de proteção do visor) que o piloto removeu ficou preso na roda dianteira e causou um certo alvoroço no início.
O chefe de equipe do piloto da Gresini Racing revelou à TNT Sports, citado no Motosan, que o incidente mudou completamente o plano de corrida: ‘Tínhamos uma estratégia, mas o ‘tear-off’ mudou tudo. Você não pode escrever um roteiro para isso. MotoGP é assim, qualquer coisa pode acontecer.’
Márquez, que começou na primeira fila do grid, enfrentou uma situação perigosa, mas conseguiu lidar com o inesperado e, durante a corrida, a equipe percebeu que o #93 estava pilotando de forma diferente: ‘O plano era economizar pneus e atacar no final, mas a primeira volta foi decisiva. Quando ele ficou atrás do Pecco [Bagnaia], começou a fazer as curvas de maneira diferente. Nos momentos finais da corrida, ele pilotou de uma forma que não havíamos visto durante todo o fim de semana.’ Carchedi observou.
A vitória de Márquez foi um exemplo de resiliência e adaptação a circunstâncias imprevistas, precisamente algo que os oficiais da Ducati disseram ser um dos fatores que levaram à escolha do piloto para estar na equipe de fábrica em 2025.