A posição de Sergio Perez na Red Bull Racing além de 2024 está longe de ser segura, apesar de uma extensão de contrato até 2026. O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, confirmou que uma decisão sobre o futuro de Perez com a equipe será tomada no final da atual temporada de Fórmula 1, após um ano tumultuado para o piloto mexicano.
Perez, que tem lutado para igualar o desempenho de seu companheiro de equipe Max Verstappen, atualmente está atrás por impressionantes 204 pontos e não conseguiu um pódio desde abril. Apesar de ter recebido uma segunda chance da Red Bull durante o verão, a forma de Perez não melhorou, levando a especulações de que seu assento pode estar em perigo.
Marko deixou claro que a Red Bull está avaliando suas opções, afirmando: “Perez pode ter um contrato, mas a Fórmula 1 é uma meritocracia. Se o desempenho não for o certo, até mesmo os contratos são inúteis. No final da temporada, vamos nos sentar juntos e decidir quem é o melhor companheiro de equipe para Verstappen na Red Bull.”
A subperformance de Perez tem sido um fator contribuinte para a Red Bull perder sua liderança no Campeonato de Construtores para a McLaren, com a Ferrari também ameaçando empurrar os campeões reinantes para o terceiro lugar. O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, reconheceu a crescente importância da contribuição de Perez, observando que, para a equipe reviver suas esperanças de título, Perez precisa desempenhar um papel maior na parte da frente do grid.
Liam Lawson, que foi promovido no meio da temporada para correr pela equipe júnior da Red Bull, também se tornou parte da conversa enquanto a equipe avalia seu potencial para subir para a equipe principal. O futuro de Perez na Red Bull agora está sob ainda mais escrutínio, com a gestão da equipe analisando todas as opções para o companheiro de Verstappen em 2025.
Horner espera que o apoio da torcida local que Perez receberá no próximo Grande Prêmio do México possa proporcionar o impulso que ele precisa para recuperar a forma. “Bem, espero que, com o apoio que ele receberá no México, isso lhe dê esse impulso,” comentou Horner, reconhecendo a importância da próxima performance de Perez em casa.
Com apenas cinco corridas restantes na temporada de 2024, a pressão está aumentando sobre Perez para reverter a situação. Seu futuro na Red Bull depende de sua capacidade de entregar resultados, enquanto a equipe se prepara para tomar uma decisão crucial sobre sua formação de 2025.