Francesco Bagnaia começou o fim de semana do Grande Prêmio da Tailândia de MotoGP em alta, chamando a sexta-feira de um dos seus melhores dias de prática da temporada, apesar dos experimentos de configuração que não atenderam às expectativas. Com uma diferença de 20 pontos para Jorge Martin na classificação do campeonato, cada sessão conta para o atual campeão mundial. E embora a estrela da Ducati tenha mostrado algum desconforto durante a prática de uma hora, ele ainda garantiu um sólido quarto lugar, atrás do companheiro de equipe Enea Bastianini, Martin e Marc Marquez.
Bagnaia mais tarde atribuiu sua segunda prática instável a problemas de adaptação com as novas alterações de configuração, que, em última análise, prejudicaram seu fluxo. “Esta manhã, eu me senti bem, mas assim que mudamos a configuração à tarde, não funcionou,” explicou. “Eu tive que me adaptar à configuração da segunda moto, mas não foi possível.”
Apesar desses desafios, Bagnaia sentiu um renascimento durante o ataque ao tempo, onde ele voltou a uma configuração anterior. “Eu me senti melhor indo na outra direção, então estava pronto para acelerar e consegui ser rápido sem um tempo de volta preciso,” disse ele, descrevendo o dia como “uma boa sexta-feira.”
Problemas de frenagem, que têm atormentado outros pilotos em Buriram, não incomodaram Bagnaia. “Eu consigo frear muito forte,” confirmou, observando apenas pequenas lacunas de desempenho nas curvas quatro e no setor três. “Frenagem não é um problema para mim agora,” acrescentou com confiança.
Embora a intensidade do campeonato aumente, Bagnaia permanece firme em sua abordagem, tratando a prática como qualquer outro fim de semana de corrida. “É o mesmo que o resto da temporada,” insistiu, focando exclusivamente em aperfeiçoar sua configuração. “Talvez mude um pouco, mas agora, não me sinto diferente.”
À medida que Bagnaia se esforça para reduzir a diferença em relação a Martin, sua confiança controlada e adaptabilidade em Buriram podem ser fundamentais nas etapas finais desta emocionante temporada de MotoGP.