Pedro Acosta teve uma performance forte no GP do Japão da MotoGP, provando ser um rival à altura das Ducatis. O novato da Red Bull GasGas Tech3 garantiu sua primeira pole position na carreira, e as chances de pódio pareciam altamente prováveis—até mesmo a vitória parecia possível. No entanto, ele sofreu quedas tanto na corrida Sprint quanto na corrida principal, impedindo-o de alcançar esses resultados.
Dani Pedrosa disse à DAZN: ‘Perdemos a emoção de Pedro Acosta muito cedo na corrida; ele foi realmente forte neste fim de semana’.
O atual piloto de testes da KTM explicou que, ao se esforçar para estar nas posições de liderança, incidentes são inevitáveis: ‘Claramente, nas corridas recentes, exceto em Mandalika, ele tem caído. Mas ele estava sempre na frente, pressionando as Ducatis e se esforçando para permanecer no grupo da liderança. Ele está levando a KTM ao limite para competir com as Ducatis, e isso faz com que ele cometa erros e potencialmente caia. De qualquer forma, toda essa experiência será boa para ele’.
Apesar das quedas e de perder uma boa oportunidade de pódio, Pedrosa acredita que Acosta teve um bom desempenho em Motegi, pois competiu com as Ducatis e Francesco Bagnaia: ‘Eu avalio isso positivamente porque ele estava na frente com um ritmo forte. Ele teve a chance de vencer, especialmente no sábado. No domingo, não conseguimos ver isso porque ele caiu cedo. Mas ele estava mantendo o ritmo com Bagnaia nas primeiras voltas e com as Ducatis. Isso é muito impressionante, além de ter conquistado a pole position. Eu acho que ele está empurrando a moto para estar nas primeiras posições. É normal que erros aconteçam. Ele é um novato e, bem, a Austrália é um tipo de corrida diferente, mais difícil de fazer a diferença. Aqui, ele teve a oportunidade de estar no pódio, tanto no sábado quanto no domingo, mas não conseguiu capitalizar isso’.