A Rivian, a marca americana de veículos elétricos, anunciou que revisou para baixo suas metas de produção para 2024, após entregar 10.018 unidades no terceiro trimestre. Esse número reflete uma queda acentuada de 27% em comparação com os 13.790 veículos entregues no segundo trimestre e as 13.588 unidades alcançadas no primeiro trimestre do ano.
A decisão agora revelada é justificada pela falta de componentes essenciais para a produção de seus modelos elétricos, uma situação que se agravou nas últimas semanas.
“O impacto da escassez de suprimentos começou no terceiro trimestre deste ano, tornou-se mais severo nas últimas semanas e continua”, disse a Rivian. “Como resultado da escassez de suprimentos, a Rivian revisou suas metas de produção anual para ficar entre 47.000 e 49.000 unidades.”
Vale ressaltar que a Rivian havia projetado inicialmente uma produção anual de 57.000 veículos para 2024, o mesmo número que alcançou em 2023.
No entanto, a expectativa da marca americana para reverter a situação está focada nos próximos modelos, já que o R2 está programado para ser lançado em 2026. Com isso, a marca pretende aumentar significativamente a produção nos próximos dois anos, enquanto o R3 e o R3X devem ser lançados posteriormente.
O novo R2 se juntará a uma linha que atualmente inclui a picape R1T, o SUV R1S e um veículo comercial destinado à “Amazon”.